Este site utiliza cookies. As informações sobre a sua utilização são partilhadas com a Google. Ao utilizar este site, concorda que o mesmo utilize cookies.

EDV - UM CLUBE PARA UMA CIDADE

VIANA DO CASTELO     PATROCINADOR OFICIAL EDV

ESGRIMA

EDV com 4 medalhas nas Finais Nacionais

EDV com 4 medalhas nas Finais Nacionais

A EDV participou nas Finais Nacionais de Esgrima, que tiveram lugar em Torres Vedras, tendo Carolina Oliveira vencido a prova de Cadetes, Hugo Fernandes terminado em 2.º lugar na competição de Iniciados, Danilo Costa 3.º na mesma prova e Helena Afonso terminado em 3.º na prova de Cadetes.

EDV com 4 medalhas nas Finais Nacionais
As últimas competições da época 2015/1016, as Finais Nacionais dos Circuitos Infantis e Juvenis, decorreram em Torres Vedras e a EDV fez-se representar por 12 esgrimistas e os seus 2 treinadores.
Na prova feminina de cadetes, Carolina Oliveira venceu mais uma vez, sendo secundada por Helena Afonso que se classificou no 3.º lugar. Nesta prova participou ainda a mais recente esgrimista cadete, Sofia Vieira, que terminou num excelente 13.º tendo em consideração a sua diminuta experiência competitiva.
Na competição de Iniciados a EDV dominou em larga escala, colocando 3 esgrimistas nos cinco primeiros lugares, faltando somente conseguir a vitória. Hugo Fernandes classificou-se no 2.º lugar após eliminar dois candidatos à vitória final. Danilo Costa completou a pódio Edvista terminando no 3.º lugar. Tomás Ferreira classificou-se no 5.º lugar e o jovem Afonso Viana terminou no 19.º posto.

EDV com 4 medalhas nas Finais Nacionais

Na prova de cadetes masculinos, aberta a esgrimistas femininas, Danilo Costa conseguiu um excelente 8.º lugar. Helena Afonso que competiu para aumentar a experiência competitiva, conseguiu um resultado de muito bom nível ao terminar no 11.º lugar, dando grande réplica ao Lisboeta Luís Macedo que terminaria no 3.º lugar. Tomás Ferreira terminou no 16.º lugar, Hugo Fernandes foi 17.º, Afonso Silva classificou-se no 25.º lugar a Sofia Vieira terminou no 27.º posto.
Na prova de Infantis Ana Silva esteve perto das medalhas, classificando-se no 5.º lugar. Inês Araújo terminou no 9.º lugar.
Na competição de Iniciadas Ana Silva foi 6.º e Inês Araújo classificou-se no 11.º lugar.
Os mais jovens, os Benjamins Lara Macedo e Daniel Almeida, que participaram numa prova que não tem carácter competitivo, demonstraram grande vontade de “copiar” as prestações dos seus colegas mais velhos.
Agora seguem-se umas merecidas e necessárias férias, para em Setembro se retomar os treinos, de segunda-feira a sexta-feira, das 18h30 às 20h00, estando previsto treinos de iniciação aos sábados da parte da manhã para os mais jovens.

 

Carolina Oliveira Campeã Nacional de Seniores

A esgrimista da EDV, Carolina Oliveira, sagrou-se campeã nacional de seniores, titulo que junta ao de campeã nacional de juniores.

Carolina Oliveira Campeã Nacional de Seniores

Carolina Oliveira participou no campeonato nacional de seniores, a prova mais importante do calendário nacional, com o objectivo de melhorar o segundo lugar da época passada. A jovem vianense conseguiu ultrapassar várias adversárias na fase de qualificação, mas acabaria por perder com a internacional Inês Herminio do Ginásio Clube Português. No quadro principal, a Edvista eliminou nos quartos de final a sua colega de equipa Cátia Ferreira, nas meias finais derrotou a esgrimista do Porto Marta Caride para defrontar na final Inês Herminio, a única atleta que a vencera durante a competição. A fase inicial do jogo final foi de supremacia da lisboeta, mas Carolina Oliveira, que demonstrou grande maturidade competitiva, não se precipitou nem desconcentrou, conseguindo equilibrar o marcador e superiorizar-se para de seguida gerir o resultado, acabando por vencer por 15/12 e sagrar-se campeã nacional de seniores.
Cátia Ferreira, esgrimista internacional sénior que regressou à competição após algum tempo de afastamento, fez uma prova de bom nível, sendo eliminada pela colega de clube Carolina Oliveira, terminando no 5.º lugar. Helena Afonso iniciou a competição com grande nervosismo acabando por perder alguns jogos na fase de qualificação. No quadro principal a jovem vianense demonstrou toda a sua qualidade e potencialidade eliminando Ana Preto do Ginásio Clube Português por 15/11, classificando-se no 7.º lugar.
A equipa feminina da EDV (Carolina Oliveira, Cátia Ferreira e Helena Afonso) esteve perto de fazer a dobradinha terminando no segundo lugar. A EDV eliminou na meia final o Sport Club do Porto e na final defrontou o Ginásio Club Português, equipa composta por duas internacionais Portuguesas e por uma esgrimista Italiana. A final foi muito equilibrada e disputada, tendo terminado com o resultado de 40/43 desfavorável para as cores de Viana.

Na prova masculina Gael Santos classificou-se no 6.º lugar, sendo eliminado pelo Lisboeta Pedro Macedo que viria a sagrar-se campeão nacional. Tomás Ferreira, jovem esgrimista que participou para adquirir experiência competitiva, conseguiu uma excelente vitória na fase de qualificação no jogo contra o campeão nacional de cadetes, terminando este campeonato nacional de seniores no 20.º lugar.

 

EDV Vice-Campeã Nacional de Iniciados

EDV Vice-Campeã Nacional de Iniciados
A EDV participou no Campeonato Nacional de Iniciados de Esgrima com resultados de excelente nível. A equipa masculina sagrou-se Vice-Campeã Nacional e tendo o seu esgrimista Hugo Fernandes conseguiu um excelente 3.º lugar na prova individual.

A jovem equipa de Iniciados da EDV, constituída por Danilo Costa, Duarte Viana, Hugo Fernandes e Tomás Ferreira, entrou muito determinada no Campeonato Nacional, vencendo nos quartos-de-final o clube Madeirense CDRS por 45/20 e na meia-final o Ginásio Clube Português por 45/27. Na final a EDV defrontou a AEJG de Lisboa, equipa que integrava o campeão nacional e o vice-campeão nacional. A maior experiência dos lisboetas impediu a EDV de subir ao lugar mais alto do pódio, sendo no entanto o 2.º lugar alcançado demonstrativo da qualidade dos vianenses.
Na prova individual, Hugo Fernandes conseguiu um excelente 3.º lugar após afastar da competição um dos candidatos ao pódio, o Lisboeta Tomás Pedro do Ginásio Clube Português. Danilo Costa classificou-se no 8.º lugar, Tomás Ferreira terminou no 10.º posto, após ser eliminado pelo colega de equipa Danilo Costa, e o jovem Duarte Viana conseguiu um excelente 17.º lugar tendo em consideração a sua idade e a diminuta experiência competitiva.
Na prova feminina, a jovem Ana Silva classificou-se em 18.º, demonstrando que tem potencial para conseguir a breve prazo resultados de bom nível como os das suas colegas de clube.

 

Carolina Oliveira e Helena Afonso no Campeonato do Mundo

As esgrimistas da Escola Desportiva de Viana, Carolina Oliveira e Helena Afonso, integram a selecção nacional que vai disputar o Campeonato do Mundo de Cadetes e Juniores, que se terá lugar em França.

Carolina Oliveira e Helena Afonso no Campeonato do Mundo


Carolina Oliveira, campeã nacional de juniores, vai participar pela primeira vez num Campeonato do Mundo, mas já tem alguma experiência internacional. A Vianense esteve presente na época passada no Campeonato da Europa, prova na qual conseguiu o estatuto de Atleta de Alto Rendimento, e na presente temporada já disputou o Campeonato da Europa de Cadetes, várias provas do Circuito Europeu de Cadetes e o Torneio Internacional de Paris. Os resultados internacionais já alcançados (9.º lugar no Torneio Internacional de Paris; 10.º lugar no Circuito Europeu de Manchester), indiciam que a Edvista poderá classificar-se entre as melhores deste Mundial.

Helena Afonso, vice-campeã nacional de cadetes, vai também disputar pela primeira vez um Campeonato do Mundo. A jovem esgrimista da EDV, que já tem alguma experiência internacional de relevo, parte para França com o objectivo de consolidar o lugar que ocupa entre as melhores cadetes Portuguesas e tentar um resultado que lhe permita conseguir o estatuto de Atleta de Alto Rendimento. Helena Afonso está focada na equipa nacional de cadetes, sendo esta experiência internacional de grande importância para a próxima época, na qual a vianense pretende disputar o Circuito Europeu de Cadetes.

As esgrimistas da EDV serão acompanhadas pela treinadora Eugénia Queirós, que será responsável pelos treinos a realizar em frança e pela orientação das atletas durante as provas que vão disputar neste Mundial de Cadetes e Juniores.

 

ESCOLA DESPORTIVA DE VIANA

Clube ecléctico, fundado em 12 de Maio de 1976, a EDV actualmente é uma das maiores associações desportivas sediadas no norte de Portugal, sendo composta por centenas de jovens que praticam uma das nove modalidades que o clube promove: basquetebol, btt, esgrima, ginástica, hóquei em patins, natação, patinagem artística, trail e triatlo.

CONTACTOS

    Largo de S. Domingos, 46 - 1º andar
         4900-330 Viana do Castelo

 

    258 822 048 . 258 811 595 (FAX)

 

   Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.