Este site utiliza cookies. As informações sobre a sua utilização são partilhadas com a Google. Ao utilizar este site, concorda que o mesmo utilize cookies.

EDV - UM CLUBE PARA UMA CIDADE

VIANA DO CASTELO     PATROCINADOR OFICIAL EDV

NATAÇÃO

Parte-se também do princípio que os nadadores que atingem estes escalões terão passado por todas as etapas de formação do clube, tendo resolvido os principais aspectos técnicos, não só no que respeita às técnicas de nado, mas também nas respectivas partidas e viragens. Trata-se da entrada numa etapa que visa essencialmente o rendimento desportivo, desta forma pretende-se que exista um aumento progressivo e sustentado do treino, quer do volume quer da intensidade. No que respeita aos escalões juniores e sénior, existe já um processo de especialização acentuado, razão pela qual se pretende que exista uma distinção do trabalho com atletas que apresentam características diferentes (velocistas, meio-fundistas e fundistas). Critérios de admissão e manutenção Nadadores que transitem dos escalões de formação do clube. Nadadores que cumpriram os critérios de assiduidade e pontualidade durante a sua passagem pelos escalões anteriores, demonstrando gosto pela modalidade e disponibilidade para treinar regularmente, inclusivamente no que respeita às sessões bi-diárias. Manifestar uma integração no grupo de trabalho e na filosofia de trabalho do clube.

 

Objectivos
• Consolidação de todos os hábitos de treino introduzidos.
• Desenvolvimento das capacidades motoras específicas à especialidade de cada nadador.
• Estimular a importância do treino em seco e na água, realçando a importância das presenças nos mesmos.
• Consolidação de hábitos de treino bidiário.
• Promover a percepção da dinâmica das cargas de treino e respectivos intervalos (continuar a utilizar a linguagem própria de séries em A1, A2, Potencia,…).
• Assegurar uma percentagem elevada de participação nos campeonatos nacionais das categorias.
• Promover o espírito de equipa, quer em treino quer em competição.
• Consolidar o cumprimento de regras de comportamento social, manuseamento e manutenção de material, nomeadamente no que diz respeito à individualização dos materiais de treino.

 

Caracterização geral do treino
Perceber que o processo de treino destes escalões é já mais específico do que acontecia nos anteriores. Desta forma, no que diz respeito aos juniores e seniores deverá já existir uma especialização marcada, sendo os nadadores divididos segundo as suas aptidões, nomeadamente em velocistas, meio-fundistas e fundistas, sendo o treino adequado a cada um deles. Não deveremos “perder de vista” o trabalho técnico, no entanto a relevância do trabalho centrar-se-á no desenvolvimento de todas as zonas fisiológicas de treino, atendendo à especialização de cada nadador.

ESCOLA DESPORTIVA DE VIANA

Clube ecléctico, fundado em 12 de Maio de 1976, a EDV actualmente é uma das maiores associações desportivas sediadas no norte de Portugal, sendo composta por centenas de jovens que praticam uma das nove modalidades que o clube promove: basquetebol, btt, esgrima, ginástica, hóquei em patins, natação, patinagem artística, trail e triatlo.

CONTACTOS

    Largo de S. Domingos, 46 - 1º andar
         4900-330 Viana do Castelo

 

    258 822 048 . 258 811 595 (FAX)

 

   Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.