Tal como o nome indica, é um “escalão” composto por jovens atletas que iniciam um processo de treino/aprendizagem prévio ao competitivo. Deverão incluir-se neste grupo todos os jovens com idades compreendidas entre os 7 e os 10 anos de idade que mostrem algumas aptidões para a modalidade.
Critérios de admissão
Terão prioridade os nadadores que apresentem bons níveis de adaptação ao meio aquático e critérios técnicos adequados e específicos de cada um dos estilos de nado. Nadador que cumpra os critérios de assiduidade e pontualidade, demonstrando gosto pela modalidade e disponibilidade para treinar regularmente. Jovens que demonstrem vontade e capacidade de assimilação de conhecimentos
Objectivos
• Ensinar/melhorar as técnicas de nado, bem como técnicas de partida e viragens de todos os estilos
• Desenvolvimento de técnicas de base, que asseguram um desenvolvimento adequado à modalidade em causa, tais como aquisição da posição hidrodinâmica fundamental, técnica de entrada na água após salto, sensibilidade no “agarre” à água, etc.
• Desenvolvimento das capacidades motoras de base, as quais servirão de suporte a uma evolução qualitativa na natação, utilizando para tal exercícios gerais e alguns específicos (Força, resistência, velocidade, flexibilidade e coordenação).
• Formação integral do jovem praticante, evitando a especialização precoce, através da aplicação de meios e métodos de treino variados e pluridisciplinares.
• Proporcionar, de forma gradual e quase inconsciente, a aquisição de bons hábitos de treino, através da implementação de:
• Disciplina no treino; pontualidade e assiduidade quer em treino quer em festivais/competições; participação dos pais em todo processo; responsabilização e criação de independência em todas as tarefas de treino; habituação ao trabalho com intervalos, consultando o relógio de treino; criação de hábitos de arrumação e correto manuseamento de material didático.
• Estimular o gosto pela prática da natação e também pela competição, sem no entanto criar a ansiedade acrescida ao competir e tentar vencer.
• Criar regras de comportamento social a quando das deslocações e da postura a ter em prova.
• Criar um bom clima e ambiente no treino na tentativa que os jovens se divirtam e convivam no treino, respeitando simultaneamente todas as regras impostas.
Caracterização geral do treino
De forma geral o trabalho com os nadadores da pré-competição deverá incidir basicamente em treino técnico, nunca perdendo de vista os objectivos estabelecidos anteriormente.
Testes de controlo
Teste de análise técnica, efectuado em 3 períodos distintos do ano.